domingo, 20 de março de 2011

Guerreiro da Luz (The Restless)

Eu juro que me esforço pra gostar de filmes asiáticos de fantasia, mas está cada vez mais dificil assistir filmes desse tipo. "Guerreiro da Luz" é um filme coreano, até tem uma estória bacaninha de um guerreiro que após perder sua amada entra num batalhão de guerreiros conspiradores que desejam derrubar o governo vigente.
Após ser gravemente ferido ele vai parar em uma espécie de dimensão intermediária entre o mundo dos vivos e mortos. Lá ele conhece a guardiã do local, que muito se parece com sua amada e naturalmente passa a defende-la de seus inimigos, que são justamente seus antigos companheiros de combate que já morreram e que agora são seus adversários. Uma idéia bacana, mas que novamente tenho que dizer que foi mal desenvolvida.
Pra começo de conversa, mesmo pra quem vê apenas o trailer, fica fácil perceber que algumas cenas foram copiadas descaradamente da trilogia "O Senhor dos Anéis". Mas eu não me incomodo com isso. Também não me incomodaria com personagens voando ou com poderes especiais, se o contexto do filme permitisse isso.
Aí que está o problema desse e de outros filmes asiáticos. Os personagens principais são bem contraditórios nesse sentido. Em alguns momentos parecem super-heróis, praticamente voam e arrasam dezenas ou centenas de inimigos com habilidades especiais, para em outro momento se mostrarem fragéis e humanos fugindo, correndo e se defendendo de um único atacante de um jeito bem tradicional. Se tem habilidades especiais, por que não usa-las contra um adversário mais forte e perigoso ? Isso fica sem resposta em alguns momentos.
Sem falar que sob a justificativa de terem sido companheiros de batalha, alguns inimigos facilitam as coisas pro herói, facilitando até demais. Isso não me convence de jeito nenhum.
Outro problema, que já relatei em outros filmes, é o jeito de se levar a estória. Perdendo tempo em momentos que nada acrescentam e não tem nada de interessante, esfriando as coisas.
No fim, só posso dizer que o material era promissor, mas o resultado ficou muito abaixo do esperado. A única coisa realmente boa do filme são os efeitos especiais que são de alto nível e os belos figurinos de alguns personagens. Mas isso é muito pouco para justificar ver um filme assim.
Só recomendo mesmo quem gosta muito de filmes assim, e vale no máximo baixar o filme, até gastar dinheiro com locação é desperdicio de dinheiro.

Nenhum comentário: