terça-feira, 15 de março de 2011

Conduta Ilegal (ZigZag)

David Goyer é um dos melhores roteiristas de ação do mundo do cinema. É dele os roteiros da trilogia Blade, dos recentes filmes do Batman, entre muita coisa boa.
Mas como roteirista de drama ele é muito fraco. E ainda por cima resolveu dirigir, no que também se mostrou fraco.
A estória de "Conduta Ilegal" é sobre Zig Zag, um adolescente com problemas mentais que vive com seu violento pai, e tem muita habilidade em decorar números. Ele decora os números do cofre do dono do restaurante onde trabalha e rouba o dinheiro. Pra sair dessa ele conta com a ajuda de Singer, um cara bem intencionado que faz de tudo para ajuda-lo seja no que for.
Estórias com personagens com problemas mentais costumam render bons filmes. Mas esse aqui é diferente. Zig Zag não é um personagem carismático e nem um pouco nobre. Tá certo que ele não bate bem das idéias, mas bem que o roteiro poderia ajudar a criarmos alguma simpatia pelo jovem, mas não, a única coisa que dá pra ter pena é das surras que leva do pai, interpretado decentemente por Wesley Snipes. Que aliás, pouco dá as caras, mostrando que explorar o nome e imagem dele na capa é uma tremenda safadeza e enganação com seus fãs.
Falando de interpretações, o resto do elenco formado pelos conhecidos John Leguizamo e Oliver Platt, além do protagonista bem interpretado por Sam Jones III (Smallville) se sai bem.
Mas a trama em geral é sonolenta, sem nada que desperte interesse, nem mesmo no final quando as coisas realmente acontecem.
Em resumo, é um filme muito chato. Tão chato que uma duração de quase 2 horas chega a ser uma tortura. O desgosto é tanto que não fiz menor questão de manter esse filme em minha coleção de filmes de Wesley Snipes, até porque como falei, ele quase não aparece.
É duro dizer isso, mas até novela da Globo é melhor que isso. Passe longe !

Nenhum comentário: