sábado, 22 de janeiro de 2011

Guerreiros da Noite (Sword in the Moon)

Eu adoro filmes asiáticos. Há pouco tempo comecei a conferir filmes coreanos que hoje em dia são tão comuns quanto as produções chinesas e japonesas que já dominaram o mercado por um bom tempo.
Mas sinto dizer que a Coréia do Sul precisa aprender mais um pouco pra se equiparar ao nível dos demais. Pelo menos do que tenho visto.
A estória se passa na Coréia do século 17, onde em uma escola que forma guerreiros, dois homens criam laços fortes de amizade. Após a fase de formação eles se separam, cada um vai buscar trabalho em um local distinto do outro. Um se torna membro de confiança da guarda imperial e o outro se une aos rebeldes que querem derrubar o imperador e em pouco tempo se torna o assassino mais temido pelo império.
E justamente seu antigo companheiro irá caça-lo. E pra complicar ainda mais a situação, uma garota rebelde, namoradinha do assassino é capturada pela guarda imperial. Pondo mais fogo ainda na agora atribulada relação entre os dois ex-colegas. Promissor hein ?
O material para um grande filme está todo aí. Mas pra minha tristeza e possivelmente de outros que conferirem este filme, as coisas não saem como se imaginava.
O filme se desenvolve num ritmo lento, no estilo de alguns filmes japoneses. Pode parecer que é mal costume, mas fica a impressão de que algumas partes poderiam ter sido cortadas ou ser mais diretas. Não precisava de quase 2 horas pra se contar uma estória dessas. Sem falar que a sequência final é uma grande decepção.
Não vou falar muito pra não estragar a surpresa de quem ainda não tiver visto. Mas as decisões do guarda imperial são as mais estúpidas que já vi em toda minha vida. Chegou a irritar muito. E por isso senti que perdi tempo vendo um filme que no fim das contas não valeu o tempo gasto em frente à tv, e muito menos o dinheiro gasto pra isso. Quase 2 horas perdidas pra ver um final babaca desses é brincadeira de mal gosto.
Eu poderia dizer que o filme vale ser visto pela bela fotografia e cenários, as lutas de espada que são até boas, mas não vale não. O final caga tudo. Só recomendo mesmo a ver quem tiver MUITA curiosidade, e se for esse o caso, baixe o filme, nem se dê ao trabalho de alugar, muito menos comprar, pegue a grana e vá comer um lanche na esquina que é melhor.

Nenhum comentário: