sábado, 1 de janeiro de 2011

Estranha Obsessão (The Fan)

Quando vi que esse filme de suspense reunia Wesley Snipes e Robert De Niro como protagonistas, dois atores que gosto muito e dirigidos pelo estiloso Tony Scott, que tem um trabalho que muito me agrada pensei que fosse ver um filme daqueles pra ver e rever como outros trabalhos dessa turma.
Infelizmente o filme é uma tremenda decepção.
A estória fala sobre um fã de beisebol que procura de todas as formas se aproximar do jogador mais importante de seu time, acreditando que pode ajuda-lo a sair de uma fase ruim e levar o time às vitórias novamente. Uma trama muito interessante e bem realista.
O elenco é excelente, além das atuações competentes de Snipes e De Niro temos John Leguizamo e Ellen Barkin em papéis secundários mas com desempenho de bom nível.
Com tudo isso, o que deu errado ? Só existe um culpado: Tony Scott.
Com uma estória e elenco ótimos era de se esperar que Scott fizesse um filmaço mas ele errou feio na dosagem de algumas coisas. Alguém pode culpar o roteiro, mas é ao diretor que cabia cortar os excessos e enxugar a estória.
Estranha Obsessão é um suspense pra lá de cansativo. A estória se arrasta à passos de uma tartaruga velha, esmiuça tanto a vida do personagem de De Niro e suas ações que parece que estamos diante de uma série de tv, e não um filme. Mas o erro mais grave é que parece que Tony Scott não parou pra pensar que nem todo mundo gosta de baseball, porque é absurda a quantidade de tempo que se perde mostrando jogos e coisas dos bastidores desse esporte.
Para um filme de quase 2 horas segurar o espectador tem que intercalar acontecimentos interessantes, mas aqui a coisa só pega fogo mesmo lá pela meia hora final do filme.
Para quem resolveu esperar, até que a sequência final é digna dos bons filmes de suspense das últimas décadas, mas é o longo caminho percorrido que impede aquela sensação de prazer ao fim. É muito mais um alívio. Se Tony Scott tivesse frequentado mais a sala de edição, talvez fosse mais um bom filme do gênero pois tinha tudo pra isso. Mas ficou apenas entre os medianos.
Só tendo muita paciência pra curtir. Só recomendo mesmo aos fãs de Robert De Niro e Wesley Snipes a conferir o filme pelas atuações de ambos. Deles não há como se decepcionar, pelo menos desta vez.

Nenhum comentário: