O cinema de artes marciais é tão dominado pelos filmes chineses por decadas que acabou padronizando o estilo com ritmo acelerado, cenas de ação rápida e lutas empolgantes. Talvez por isso ao assistir filmes japoneses desse estilo cause alguma estranheza.
Aparentemente mais calmos e tranquilos, os filmes japoneses pelo menos do que tenho visto mesmo do estilo ação tem desenvolvimento lento e sem aquela energia dos filmes chineses mesmo quando as coisas deveriam pegar fogo. É assim que acontece aqui. Faixa Preta conta a estória de 3 estudantes de karatê que após a morte de seu mestre devem disputar entre si a faixa que garante o titulo de mestre. A disputa mesmo acaba ficando entre os alunos mais fortes, Taikan e Giryu, que tem pensamentos opostos. Taikan é mais agressivo e vê o karatê como uma arma a ser usada quando necessário. Já Giryu é mais nobre e segue mais à risca os ensinamentos de auto-controle do mestre. Choei, o mais fraco dos 3 prefere ficar ao lado de Giryu.
O desenrolar da estória acaba levando Taikan e Giryu a ficarem de lados opostos e o confronto se torna inevitável.
O grande problema é que a trama caminha a passos lentos, com muitos momentos que parecem desnecessários com maior espaço pro drama do que ação. O tempo de pouco mais de uma hora e meia parecem ser longos demais e um pouco cansativos. A luta final então, entre Taikan e Giryu, parece não ter fim, é tão longa que chega a incomodar.
O lado bom do filme é que os atores são todos karatecas na vida real, e por isso as cenas de luta são bem executadas, além disso a coreografia foi respeitosa em mostrar lutas reais, sem acrobacias e golpes humanamente impossíveis. Até que foi bom ver um filme assim com lutas mais "normais" para diferenciar um pouco de todos os lutadores voadores que tem por aí.
Nada contra, até porque eu adoro lutadores acrobáticos, mas também é bom ver lutas próximas do real de vez em quando. O único defeito mesmo que pesa na apreciação do filme é como falei, a lentidão da trama e luta final com tempo exagerado. Mas recomendo esse filme a ser visto pelo menos uma vez por qualquer admirador de artes marciais. E pra quem luta karatê diria que é obrigatório na coleção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário