terça-feira, 7 de junho de 2011

Fúria em Shangai (China Strike Force)

Esse filme foi a rara oportunidade que Mark Dacascos teve de trabalhar no cinema de ação de Hong Kong. Mas pra sua infelicidade, aconteceu a mesma coisa de seus filmes americanos, seu talento não foi bem aproveitado.
O filme tem uma estória que apesar de cheia de clichês é bem executada. Nela, policiais chineses e japoneses trabalham em conjunto pra desmantelar uma quadrilha de traficantes de drogas que fazem a ponte entre oriente e ocidente.
Mas na minha opinão, o primeiro erro grave foi um elenco muito mal escolhido. Com tante gente boa na China, escalam pro papel principal Aaron Kwok, um cara que não demonstra o menor talento em artes marciais e é pouco expressivo. O cara nem é muito forte e pesado, mas precisa de cabos pra executar golpes simples que Sammo Hung (que deve ter o dobro de seu peso) faria brincando. Coolio, um rapper americano que interpreta um dos vilões principais é irritantemente fanfarrão. E sinceramente não entendo o porquê de insistirem nesse lance estúpido de rappers lutadores.
O lado bom do elenco é Norika Fujiwara, ex-Miss Japão, que além de belíssima, convence tanto como atriz como lutadora. Quanto à Mark Dacascos, mais uma vez foi muito mal aproveitado no papel de um dos vilões principais. Além de ter poucas cenas de ação, em que mostra com clareza sua habilidade em artes marciais, inclusive sendo o único a dispensar o uso de cabos pra executar seus movimentos, a maneira escolhida pro seu personagem sair de cena na estória é ridícula. Não dá pra entender como preferiram o palhaço do Coolio pra luta final em vez dele.
Isso me leva ao segundo erro grave do filme, que tira toda a seriedade e capacidade de convencer como algo real. Por escalar atores incapazes de executar os movimentos necessários, o filme faz uso pesado de cabos, algo tão visível que dá vontade de rir. Em alguns momentos os personagens parecem até voar !!!
É uma pena, mas só posso classificar esse filme como medíocre, decepcionante e dispensável. Só vale ver mesmo quem não se incomoda com filmes de ação e luta com uso gritante de cabos e efeitos especiais. Até mesmo os mais fanáticos por Dacascos duvido se iriam gostar desse filme.

Nenhum comentário: